24 horas / No Ar (Sem Locutor)
08:00 Ás 08:00Hs
 
 


Livro reconta a gênese do Mangue Beat

20 anos após a morte de Science

Se ainda houvesse dúvidas sobre o fato de Francisco de Assis França Caldas Brandão (13 de março de 1966 – 2 de fevereiro de 1997), o Chico Science, ter sido o principal mentor do movimento musical pernambucano conhecido comoMangue Beat, elas seriam dissipadas com a leitura do livroMangue Beat – Guitarras e alfaias da lama do Recife para o mundo, lançado 20 anos após a precoce saída de cena, em acidente de carro, do líder da banda Nação Zumbi, a quem o livro é dedicado, a propósito.


Escrito pelos jornalistas Júlia Bezerra e Lucas Reginato, o livro integra coleção intituladaMovimentos musicais. Os autores reportam, em texto objetivo, como a inquietação de Science – e de outros nomes importantes na construção da cena musical criada em torno do Mangue, como Fred Rodrigues Montenegro, o Fred Zero Quatro – gerou o som inovador que repôs Pernambuco, sobretudo as cidades de Olinda (PE) e Recife (PE), no mapa musical do Brasil. Som que ganhou o mundo ao mixar rap, maracatu, psicodelia e eletrônica. Os autores contam a história através de perfis de Science, Fred e de cantores, compositores e músicos menos incensados como Gilmar Correia da Silva – o Gilmar Bola Oito, integrante do grupo Lamento Negro, cuja batida de samba-reggae foi decisiva para Science formatar o som do Mangue – e Renato Lins, o roqueiro Renato L.


Além de contar as origens (sociais e musicais) destes artistas, os autores revelam como o Mangue Beat ganhou forma quando os caminhos dessas pessoas se cruzaram entre as ruas do Recife (PE) e as ladeiras de Olinda (PE). A narrativa avança até 2016 e mostra como Jorge Du Peixe soube carregar a bandeira da Nação Zumbi ao lado de nomes como o guitarrista Lúcio Maia, mas o maior mérito do livroMangue Beat – Guitarras e alfaias da lama do Recifepara o mundo é documentar a movimentação ocorrida na década de 1980, bem antes de 1994, ano do lançamento do crucial primeiro álbum da Nação Zumbi,Da Lama ao Caos.


(Crédito da foto: capa do livroMangue Beat – Guitarras e alfaias da lama do Recife para o mundo)

Fonte G1 Música

Postado em: 13/03/2017 às 20:04:53
Link:

 • News | Outras Noticias
13/03/2017 - Duo com Alexandre Pires é primeiro single ...

  DESTAQUES
Livro reconta a gênese do Mang:
20 anos após a morte de Science...
Quem é a tia cantora do Neymar:
que ganhou espaço no Fantástico...
Ed Sheeran fará participação n:
Em festival nos EUA, produtor contou que tentava levar astro pop à série há anos...
  + Destaques

TOP 10 - As Mais Pedidas
1
THIS GIRL
BOB MARLEY E KUNGS
2
TãO FELIZ
MARCOS E BELLUTI
3
50 REAIS
NAIARA AZEVEDO Ft MAIARA E MARAISA
4
La Bicicleta
Carlos Vives, Shakira
5
ELE TEM O DOM
ANDREA SAMPAIO
6
O NOSSO SANTO BATEU
MATHEUS E KAUAN
7
96
THE OLD JACK
8
SONHA COMIGO
Zé NETO E CRISTIANO
9
GAROTO DE MONGAGUÁ
SABRINA MORAES
10
INFIEL
MARíLIA MENDONçA
 

Enquete - Vote Agora!

O que você Acha do Nosso site? +